Tendências em alimentos orgânicos

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Alimentos orgânicos e últimas tendências em Bio

Seja através do seu feed de notícias do Facebook, da loja de sumos ao virar da esquina, ou mesmo em artigos sobre vida saudável, é provável que você tenha ouvido falar de alimentos saudáveis como açaí, espirulina e rebentos de trigo.

Você sabe que estes alimentos orgânicos são saudáveis. Mas você já parou para pensar por que o são e se vale a pena gastar dinheiro extra neles?

Conversamos  peritos no assunto para nos orientar através de alguns dos alimentos mais modernos, para explicar o que são exactamente, por que os comemos e se realmente merecem o entusiasmo.

  • Açaí

Estas são difíceis de pronunciar, então devem ser boas para você, certo? Certamente, as bagas de açaí que geralmente são encontradas numa forma processada, como um pó ou encontradas em iogurtes ou smoothies. Estas são uma benção para a saúde por causa dos seus altos níveis de antioxidantes. Mas também são outras bagas. As amoras e as framboesa também são altos em antioxidantes. Com certeza, vá em frente e experimente produtos com bagas de açaí se quiser, mas as bagas locais, especialmente quando na estação, são provavelmente uma maneira mais barata e mais facilmente acessível de obter antioxidantes. (Também é importante notar que qualquer afirmação sobre as bagas de açaí com poderes especiais de perda de peso não foi apoiada por pesquisa.)

Conclusão: as bagas de açaí são uma boa fonte de antioxidantes, mas você ficaria tão bem comprando bagas regulares/produtos de baga.

  • Rebentos de trigo

Se você já pisou um pé em uma loja de sumos ou smoothies, provavelmente já viu a opção de adicionar um tiro de rebentos de trigo à sua mistura. Os rebentos de trigo são uma erva jovem da família do trigo, e normalmente é vista em forma de cápsula ou líquido. E, embora certamente esteja cheia de nutrientes (tem ferro, cálcio, magnésio e vitaminas A, C e E), estes realmente não fornecem nada especial que outros vegetais também não possam fornecer. Não vai causar nenhum dano fazer um shot de rebentos de trigo, mas vai fazer muito mais do que apenas ter um lanche saudável?. Estes são bons para você, e estão cheios de nutrientes, porém também pode simplesmente optar por comer um punhado de espinafre ou couve no seu smoothie.

Conclusão: rebentos de trigo têm benefícios para a saúde, mas outros vegetais provavelmente poderiam fornecer-lhe outros semelhantes.

  • Sementes de Chia

As sementes de Chia são pequenas sementes comestíveis que são embaladas com grandes benefícios – na verdade, apenas 1 colher de sopa tem 5 gramas de fibra e 3 gramas de proteína. Eles também não têm muito gosto – o que os torna uma óptima maneira de aumentar os nutrientes de uma salada, smoothie ou uma tigela de aveia. Eles também podem ajudar a mantê-lo completo porque eles são uma boa fonte de fibra.

Conclusão: as sementes de chia são uma boa maneira de esconder algumas fibras e proteínas extras em seus pratos.

  • Quinoa

A quinoa pode ser conhecido como um “grão antigo”, mas é tecnicamente uma semente. E é provavelmente um daqueles alimentos saudáveis dos quais você já ouviu falar nos últimos anos. Mas vale a pena a comoção? É uma excelente adição a uma dieta já esperançosamente variada. É rica em proteínas, na verdade é uma “proteína completa”, com os nove aminoácidos essenciais e também contém fibras e ferro.

Conclusão: Quinoa é uma óptima maneira de obter proteínas.

  • Espirulina

A espirulina é uma alga verde escura que é mais comummente encontrada em forma de pó seco. É muito alta em proteínas, tornando-se uma opção para veganos que têm menos opções de proteína disponíveis para eles. Uma onça de espirulina seca dá cerca de 15 gramas de proteína, que é em torno da quantidade de dois ovos jumbo. E a espirulina também possui caroteno, um antioxidante, e ferro. Mas para aqueles que comem produtos de origem animal, você provavelmente pode obter todos esses nutrientes através de alimentos mais baratos e mais acessíveis.

Conclusão: a espirulina é uma boa maneira de obter proteínas, especialmente se você é vegano.

  • Fermento nutricional

O fermento nutricional é muitas vezes fortificada com vitamina B12, que é uma vitamina que muitos veganos são deficientes porque não comem produtos de origem animal. Então, como a espirulina, o fermento nutricional é uma óptima maneira de obter B12. Por causa do gosto parecido ao queijo, algumas pessoas polvilham-no em alimentos no lugar do queijo.

Conclusão: o fermento nutricional é uma boa maneira de obter vitamina B12.

  • Gérmen de trigo

O germe de trigo é a camada de trigo mais interna. É rico em fibras e também tem gorduras monoinsaturadas e proteínas. Pode ser adicionado a alimentos como aveia ou salada, ou usado como panificação para carne. Basicamente, o germe de trigo é outra maneira oculta de adicionar nutrientes a algo em áreas onde a maioria das pessoas está a faltar.

Conclusão: germe de trigo é uma maneira de adicionar fibra extra aos seus pratos.

  • Tempeh

Tempeh é semelhante ao tofu, pois ambos são feitos de soja. No entanto, o tempeh é feito de soja cozida que foi fermentada, que é então colocada em um molde. Na maior parte é vendido pré-embalado em lojas, e sabores ou especiarias são adicionados a este.  O tempeh é rico em proteínas, fornecendo cerca de 18 gramas para uma porção de 3.5 onças, o que é comparável à proteína fornecida por frango. O tempeh é uma boa opção para as pessoas que desejam ficar sem carne – mesmo que não sejam de tempo integral, mas apenas um dia por semana – já que pode ser usado no lugar da carne em muitos pratos.

Bottom line: o tempeh é uma boa alternativa de carne para pessoas que procuram comer uma dieta vegetal.

  • Linhaça

A linhaça é outra óptima maneira de esconder nutrientes extras nos seus smoothies, cereais ou assados. É rico em fibras, e também contém ácidos graxos ómega-3 e proteínas. Como a chia, realmente não tem muito sabor. Mas ao contrário da chia, precisa ser destruído para que o corpo consiga digeri-lo completamente.

Conclusão: a linhaça é uma excelente maneira de adicionar fibra, proteína e omega-3 extra aos seus pratos.

  • Seitan

Seitan é feito de glúten de trigo, que é a principal proteína do trigo, e é frequentemente usado como uma substituição de carne em pratos. É, não surpreendentemente, é rico em proteínas. No entanto, ao contrário de tempeh ou tofu que também são comummente usados como substituições de carne, ele realmente tem uma textura e sabor semelhantes à carne. Não tem muito sabor por conta própria, então tenha em mente que as versões comercialmente preparadas do seitan podem ter alto teor de sódio ou outros ingredientes extras. A seitan é outra alternativa de carne se quiser deixar de comer carne ou ter uma dieta com base em plantas, ou apenas querendo ser criativo com as suas fontes de proteína – basta ter em mente como a preparar. Só porque é seitan, se é frita, isso não a torna mais saudável.

Conclusão: Seitan é uma boa alternativa de carne para pessoas que procuram comer uma dieta à base de plantas. Apenas tenha cuidado com os ingredientes escondidos adicionados para dar-lhe sabor.