Alimentação saudável: o que isso significa?

Muitas pessoas associam uma alimentação saudável com a perda de peso ou a palavra dieta. Mas todos podem desfrutar de muitos outros benefícios que vão muito além do controlo das calorias. Uma alimentação saudável não é uma dieta, mas sim um estilo de vida. O que é esta abordagem nutricional misteriosa que todos falam hoje em dia? E acima de tudo, por que é suposto ser a chave para uma mente sã num corpo saudável? Nós sabemos a resposta, então continue a ler para descobrir.

O resumo da alimentação saudável

Comer saudável é um estilo de vida baseado numa dieta balanceada, incluindo alimentos integrais e não processados. Isso fará com que o seu corpo adquira todos os nutrientes certos que necessita para funcionar optimamente. Enquanto isso, você deve evitar alimentos excessivamente processados, sendo estes último um dos factores-chave por trás da obesidade e doenças crónicas.

A vantagem de se adoptar uma dieta saudável é que você não precisa estar em “dieta”. Deste modo, consumirá nutrientes saborosos e nutritivos. Pois ao comer de forma saudável, você aborda as coisas de forma diferente. Você não precisa contar calorias, ou identificar qualquer coisa ou até mesmo comer repolho por duas semanas.

Os princípios de uma alimentação saudável

Alimentos integrais são a base de uma dieta saudável. Estes alimentos que são consumidos na sua forma natural, sem serem processados de antemão, são compostos por um único ingrediente. Esta é também a razão pela qual geralmente não precisam de rótulo nutricional. Além de comer, alimentos integrais não transformados, ter uma dieta saudável também significa que você consumir alimentos de alta qualidade, especialmente em vegetais, frutas, carne e peixe. Por isso aconselhamos que sempre ir para produtos orgânicos quando puder. O seu corpo será obrigado por fazer a escolha certa. E para ajudar a proteger o meio ambiente e apoiar os agricultores locais, tente comprar produtos locais onde houver.

Definir que nutrientes deve ingerir

Legumes, frutas, vegetais, ervas, nozes, sementes e peixe ou carne, alguns exemplos de que o seu menu deve incluir para comer saudável. Estes alimentos contêm tudo o que você precisa para manter o seu corpo saudável e a sua mente. Sim, o seu humor também é influenciado por certos nutrientes: vitaminas, minerais, fitonutrientes, fibras, gorduras saudáveis, proteínas e hidratos de carbono. O seu corpo depende de muitos destes nutrientes para funcionar adequadamente e mantê-lo saudável.

Tomemos o exemplo de vitaminas: eles são essenciais para vários processos metabólicos e não podem ser sintetizados pelo organismo humano (excepto em vitamina D). Apesar da sua importância, deficiências de vitaminas não são incomuns, mesmo nos países mais desenvolvidos. É importante consumir regularmente vitaminas para fortalecer seu sistema imunológico e prevenir a incapacidade de concentração e fadiga.

Por que a nossa sociedade sofre de deficiências de nutrientes?

Na maioria dos casos, isso é devido a uma dieta desequilibrada. Com o ritmo frenético das nossas vidas, é comum optar por fast food, refeições instantâneos ou refrigerantes. Tomemos o exemplo dos produtos de comida rápida, que são ricos em ácidos gorduras trans, açúcares, aditivos, conservantes e sódio, e baixo teor de vitaminas, minerais e anti-oxidantes (ou mesmo destituídos). Estes ingredientes têm um impacto negativo directo na nossa saúde, o nosso humor e energia, e pode, na pior das hipóteses, causar doenças graves, como diabetes, câncer ou problemas cardíacos. Além disso, muitas frutas e legumes produzidos convencionalmente são fortemente poluído por herbicidas e pesticidas, e carnes e peixes da agricultura convencional estão cheios de hormonas, que podem ser prejudiciais à sua saúde. Tudo isto sublinha a importância de optar por orgânicos.

A regra 80/20

Tenha em mente que a adopção de um estilo de vida baseado numa dieta saudável não significa que você precisa consumir 100% de alimentos saudáveis. Você pode comer com segurança uma fatia de bolo numa festa de aniversário e beber um copo de vinho ou uma cerveja de vez em quando. Você, claro, também pode comer um pedaço de chocolate (escolha chocolate escuro) ocasionalmente. Nós não queremos que você se sentir acorrentado a regras estritas. Em vez disso você deve aproveitar os benefícios de uma dieta saudável, vai começar a senti-los pouco depois de adoptar este estilo de vida. Se você comer saudável 80% do tempo, já é um grande sucesso. Não se esqueça.

Em conclusão

A qualidade do alimento que você come tem um impacto directo sobre a qualidade da sua vida: a sua aparência física, a maneira como você se sente e a maneira de agir. Você é o que você come. Comer saudável significa comer alimentos integrais e evitar alimentos processados ​​excessivamente. Com treinador nutrição Freeletics, podemos garantir que você consumir exactamente o que você precisa para se tornar a melhor versão de si mesmo. Os usuários têm um programa de refeições balanceadas e variadas, incluindo receitas saborosas. Se você é vegetariano, vegano ou você não gosta de carne ou peixe, também temos receitas que irá atender perfeitamente.